O Futuro do snooker... 5 5 3

O Futuro do snooker...

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Futuro do snooker...

Mensagem  alvessnooker em Dom 12 Abr 2009 - 2:08

Gostaria de lançar aqui um debate sobre o futuro do snooker... Nos últimos tempos tem-se falado que para suscitar maior interesse, dos jovens e não só, no snooker, se passará, hipoteticamente, a jogar com menos bolas vermelhas (6, etc...). Será que alterar o próprio jogo suscitará maior interesse ou será que têm que se tomar outras atitudes pois o problema não está no jogo em si?

alvessnooker
Admin

Pontos: 231
Reputação: 8

http://www.thesnookerplanet.net

Re: O Futuro do snooker...

Mensagem  snookersample em Dom 12 Abr 2009 - 18:13

Na minha opinião o jogo é perfeito Cool . Gosto de assistir, gosto de jogar...Não consigo encontrar soluções onde para mim não há problemas.

snookersample

Pontos: 76
Reputação: 4

Mensagem  João_SnookerPlanet em Dom 12 Abr 2009 - 20:03

Concordo Vasco. Na minha opinião o jogo está perfeito assim. O problema tem sido a má gerência que tem tido nos últimos anos por parte desta presidência. Hoje em dia estamos a atravessar um período difícil a nível económico e o snooker não pode escapar a esta crise, tal como todos os outros desportos e por isso não será fácil encontrar patrocinadores que invistam muito, etc. Penso que em termos do jogo não há rigorosamente nada a mudar. Outro problema da actualidade tem sido a excessiva dependência em Ronnie O'Sullivan, que tem é sem dúvida o jogador mais popular no momento e por isso a World Snooker está extremamente dependente deste jogador e se Ronnie não participar num torneio, certamente haverá menos público e as receitas serão piores. Isto acontece, porque uma enorme percentagem das pessoas que acompanham a modalidade são mal informadas e se O'Sullivan deixasse de jogar, deixariam de ver snooker, o que é muito grave. É preciso mentalizar essas pessoas que o snooker é muito mais do que apenas Ronnie O'Sullivan e é preciso ensiná-las a gostar realmente deste jogo. Relembro que quando o snooker atingiu o seu auge em termos de popularidade, essa popularidade não recaía apenas nos jogadores que mais entusiasmavam o público, como Alex Higgins ou Jimmy White, mas tratava-se de uma popularidade global, em que os todos os jogadores eram devidamente apreciados e existia uma verdadeira paixão pelo snooker. Acho também que é necessário começar incrementar este jogo nos países europeus, o que já está a ser iniciado pela World Series of Snooker e esperemos que John Higgins e os seus associados continuem este excelente trabalho de divulgação e organização de eventos e que este projecto se expanda pela Europa fora, aumentado a popularidade do snooker e os conhecimentos dos seus acompanhantes. Penso que também seria importante começar a investir em torneios de alguma importância em países como Alemanha e Bélgica, em que o snooker já se encontra no estado de desenvolvimento bastante grande, como adeptos conhecedores, muitos praticantes, etc. Actualmente a China é o país do qual vêm o maior interesse e os patrocínios melhores, logo acho que se deve continuar a investir neste país, mas é preciso expandir-se para outros continentes.

João_SnookerPlanet

Pontos: 549
Reputação: 17

Mensagem  João em Dom 12 Abr 2009 - 21:34

O Snooker aguentou a partida de Alex Higgins porque havia um Jimmy White para o substituir como crowd puller. De momento não vejo ninguém que consiga levar tanta gente às arenas como o Ronnie, e digo isto sem qualquer tipo de pretenciosismo, já que ele não é nem de perto nem de longe um dos meus jogadores preferidos, embora o seja da grande maioria dos seguidores da modalidade.

É um dos casos bicudos que a WSA tem para resolver.

João

Pontos: 201
Reputação: 9

Mensagem  Mig em Ter 14 Abr 2009 - 14:20

Eu acho que o snooker com 6 bolas vermelhas é uma excelente maneira de começar a jogar. O jogo com menos bolas é mais fácil e mais rapidamente chega ao fim, logo torna-se mais cativante para os novatos.
Depois, à medida que a qualidade dos jogadores for subindo podem passar para as 10 vermelhas e mais tarde então para as tradicionais 15.

Agora, a nível profissional acho que snooker com 6 bolas vermelhas é uma idiotice pelas mesmas razões que o tornam atractivo para os novatos. Sendo um jogo mais fácil, qualquer um pode ganhar a partir de um certo nível de qualidade. A excelência deixa de ser recompensada porque não é necessária para um jogo tão fácil, o que leva a um nivelamento muito grande da competitividade.

E se hoje já dizem que qualquer jogador no top 32 pode ganhar um torneio profissional com 15 bolas vermelhas, com apenas 6, o leque pode estender-se a 100 jogadores ou mais. Passaria a haver um vencedor diferente em cada torneio, e as estrelas do jogo desapareceriam. Sem as estrelas deixava de haver interesse por parte dos media, e os patrocínios também se iam embora e o circuito descambava financeiramente, e passaria a ser quase tão difícil acertar no vencedor de um torneio como acertar no euro milhões.

Pessoalmente, acho que o jogo tem de se tornar mais difícil a nível profissional, mas o jogo com 6 vermelhas é bem-vindo para iniciantes, já para não falar que em sítios onde escasseiam mesas de 12 pés, não faz muito sentido abarrotar as mesas com 15 bolas vermelhas. Wink

Mig

Pontos: 17
Reputação: 2

Mensagem  João em Ter 14 Abr 2009 - 20:48

Mig escreveu:Agora, a nível profissional acho que snooker com 6 bolas vermelhas é uma idiotice pelas mesmas razões que o tornam atractivo para os novatos. Sendo um jogo mais fácil, qualquer um pode ganhar a partir de um certo nível de qualidade. A excelência deixa de ser recompensada porque não é necessária para um jogo tão fácil, o que leva a um nivelamento muito grande da competitividade.

A prova disto foi o torneio de experiência que se fez no final do ano passado (ganho pelo Walden) no qual vários jogadores fizeram logo a tacada máxima, que neste caso é de 75:

Michael Holt (2x)
Mark Selby
Mike Dunn
Saleh Mohammed
Mohammed Shehab

Tudo o que seja enveredar pela banalização, daquele que é considerado um dos desportos mais dificeis (e daí grande parte do seu interesse) do mundo, está em minha opinião, errado.

João

Pontos: 201
Reputação: 9

Mensagem  WauOut em Dom 26 Abr 2009 - 23:33

Concordo que não haja nada a modificar no jogo, pelo menos a nível profissional.

O jogo é bonito de se ver também pela dificuldade que é embolsar 36 bolas seguidas com 36 preparações perfeitas (ou quase), se reduzissem para 6 bolas uma entrada de 50 pontos seria suficiente para ganhar uma partida, o que é algo de absurdo, na minha opinião.

Concordo que para introduzir o jogo seja mais simples com menos bolas, ou no caso de se jogar numa mesa de 8 ou 9 pés, pelas dimensões da mesa, que seja mais conveniente diminuir o número de bolas, mas não a nível profissional.

Em relação aos "crowd pullers" acho que estamos bastante bem fornecidos de jogadores com esta capacidade dada a influência ofensiva que Ronnie tem nos jovens jogadores, de onde sairam Ding Junui, Liang Wembo, Mark Selby, Neil Robertson... E o jogo só tem a ganhar com estas atitudes ofensivas dos jogadores, porque, na minha opinião, o interessante do jogo é meter bolas (se bem que há com cada defesa que eles fazem que me "parte todo").

Abraço

WauOut

Pontos: 31
Reputação: 1

Mensagem  João_SnookerPlanet em Seg 27 Abr 2009 - 14:07

O futuro do snooker estará sem dúvida bem entregue com jogadores jovens como Ding Junhui, Liang Wenbo, Mark Allen, Jamie Cope, etc. O Selby é que tem desiludido bastante; depois de várias vitórias importantes, não tem lidado muito bem com o sucesso e as suas exibições têm estado a decrescer bastante e muitas vezes tem tentado retardar os encontros e mostra alguma arrogância; no entanto, não deixa de ser um grande jogador e talvez no futuro comece a lidar melhor com o sucesso. Em relação ao Robertson posso apenas dizer que não aprecio muito, mas poderá ser um jogador popular, já que costuma fazer bolas verdadeiramente espectaculares, com todo o seu cue power; no entanto, acho que nunca chegará a ser um top 4. Ricky Walden também me parece que possa vir a ser um jogador de top, se conseguir lidar com a pressão e os nervos. O Ding finalmente começa a mostrar que está a regressar à forma de 2005-2006 e que tem tudo para vir a ser um verdadeiro fora de série; talento, qualidade e dedicação não lhe faltam e já começa a mostrar-se mais descontraído e divertido e a ter mais prazer no jogo. O Liang, se continuar a evoluir, poderá também vir a ser um grande jogador e devido ao seu estilo super-ofensivo cativar imensos fans. Allen e Cope já tinham demonstrado as suas qualidades no passado, mas neste campeonato do mundo estão a ser realmente soberbos e a mostrar que são realmente jogadores com muito futuro. Em termos ofensivos têm sido absolutamente imparáveis e já revelam boas noções tácticas. Judd Trump ainda precisa de mostrar muito mais para ser considerado um futuro campeão. Em relação aos ainda mais novos, penso que o Luca Brecel, belga, vai realmente vir a ser uma grande estrela do snooker. Antenção a este miúdo de 14 anos, que irá estar presente na World Series; só não está já no Main Tour, porque ainda não tem idade.

Última edição por João_SnookerPlanet em Dom 27 Set 2009 - 20:38, editado 2 vez(es)

João_SnookerPlanet

Mensagem  TheWallie em Seg 27 Abr 2009 - 22:10

Também gosto muito dos jogadores mais jovens que estão na Main Tour. E quero realçar o Jamie Cope que teve uma performance incrível perante John Higgins, estava a adorar ve-lo jogar, principalmente na segunda sessão em que se safou para aí de uns 10 snookers em que o John o deixou Laughing Do Neil Robertson realmente nunca fui grande apreciador, mas admito que às vezes fico de boca aberta com as bolas que ele faz Shocked tem um cue power tremendo. Agora um que não acho mesmo graça nenhuma é o Selby, aquele abanar todo na posição de tacar atrufia-me os sentidos todos lol na arrogância deve-se achar um O'Sullivan 2 mas é uma criança ao pé deste :'D (claro que isto é um parecer pessoal Smile ). Quanto ao Luca Brecel não conhecia, mas agora fiquei com curiosidade de o ver jogar =P

cumps

TheWallie

Pontos: 9
Reputação: 1

Mensagem  João_SnookerPlanet em Seg 27 Abr 2009 - 22:14

Aqui tens o site oficial do Luca:
http://www.brecelluca.com/

João_SnookerPlanet